Laura Gutman diz que uma mulher recém parida, precisa estar acompanhada. Eu imaginava que devido ao corte da cesarea e pela recuperação, as mulheres tinham o habito de trazer as mães para ajudar, e no caso de parto normal ou natural, como no meu, não seria importante ter alguém comigo ,pois eu estava em condições de seguir a minha vida devido a não ter sofrido nenhum procedimento invasivo.
Mais tarde entendi que não precisamos de alguém que cuide da casa, o que realmente é fundamental e indispensável, é podermos contar com a presença de uma mulher mais velha ou mais experiente, que segure as nossas mãos e diga que toda aquela angustia, as noites sem dormir e o choro do bebê, são passageiros. Nessa fase precisamos de muito amparo emocional e jamais de cobranças ou palpites. Um bom puerpério é aquele onde a mulher se sente segura e bem amparada em seu território. Infelizmenre é muito comum exigirmos do companheiro essa atenção, o que em alguns casos é frustrante, pois esse pai também precisa ser cuidado, afinal, não é fácil passar a noite sem dormir e trabalhar o dia todo.
Uma outra alternativa é procurar conversar com outras mães que estejam passando pelo mesmo momento, a troca de experiências sempre é muito válida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário